segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Deísmo e Teísmo

O leitor Lucas perguntou:

"Qual a diferença entre deísmo e teísmo?"

Caríssimo, os dois termos não são sinônimos.

Deísmo: vem do latim deus e representa a postura dos filósofos que rejeitam a existência de Deus, tal como apresentado pelas religiões monoteístas, mas admitem a existência de um Ser supremo, de caráter indeterminado. Pode-se falar também de religião natural. Voltaire é certamente o melhor exemplo e deísta.

Teísmo: vem do grego théos e representa aquelas maneiras de pensar, inclusive filosóficas, que afirmam a existência de um Deus pessoal. Em outros termos, para essas maneiras de pensar, Deus é um Ser que, apesar de diferente da pessoa humana, conhece perfeitamente a vida dos humanos, por ter sido seu criador e por dialogar com eles. Essa concepção funda-se na noção de pessoa, que foi especialmente desenvolvida por filósofos gregos convertidos ao catolicismo. 

Um comentário:

  1. Boa explicação, Thiago.

    Acrescento que, para os deístas, o Ser Supremo criou o universo dotado de leis naturais, mas não interfere na vida humana. Alguns deístas também admitem que Ele deixou uma Lei moral, mas nunca admitem uma Revelação, nem milagres. Einstein e Thomas Jefferson também são exemplos de deístas.

    O deísmo evolui rapidamente para o ateísmo pois, na prática, um Deus que não se faz presente na vida do ser humano, acaba sendo esquecido. Só que o ateísmo é uma posição muito mais irracional.

    Já o teísmo é a ideia de que Deus é uma pessoa, isto é, um ser dotado de inteligência e vontade, que nos criou com o propósito de termos uma relação com Ele. Não significa conceber um Deus antropomórfico, como alguns pensam. Ao contrário, Deus é incompreensível, transcendente, infinito, eterno, etc.

    No Brasil é extremamente comum as pessoas terem opiniões deístas (mesmo desconhecendo essa tradição filosófica), e viverem um ateísmo prático.

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...