quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Idade Média: idade da luz

Com o advento do Iluminismo (o Iluminismo da Europa continental, diferente do anglo-saxônico) a inteligência humana passou por um obscurecimento, uma degradação sem igual. Entramos, com muita propriedade, naquele tempo que o calendário hindu chama de Kali Yuga, a era do vício. E, sem dúvida, um dos maiores conjuntos de vícios que temos hoje é o dos vícios intelectuais; as pessoas (como ficou patente num recente debate neste blog) preferem refletir segundo os modelos que aprenderam, com os quais se acostumaram, que se lançar em busca da Verdade. Tristes dias os nossos onde slogans valem mais que fatos.

Nesse sentido, se entende porque a Idade Média é alvo de tanto preconceito (uso essa palavra no seu significado correto, de conceito prévio): ninguém quer, realmente, estudá-la como ela foi. Mas, para os que resistem a tudo isso, o "pequeno rebanho" que salga o mundo, apresento uma aula de Orlando Fedeli onde ele procura desmascarar muitos dos mitos historiográficos e culturais lançados pelos filhos intelectuais de Voltaire:













3 comentários:

  1. ''Tristes dias os nossos onde slogans valem mais que fatos''.

    Muito bem resumido, meu caro.

    É exatamente isso que temos percebido nesses tempos. Já não se preza pela investigação, pela busca da verdade. Aliás, distorce-se e relativiza-se a verdade a torto e a direito. O homem se torna refém do próprio orgulho, despreza-se a religião, a hierarquia, a Tradição em troca de uma ''atonomia intelectual'' que, não raro, produz as maiores aberrações de que se tem notícia.

    ResponderExcluir
  2. ...na verdade. eu queria uma ajuda, é que minha turma fará um júri-simulado, uma equipe acusará a Idade Média como Idade das Trevas e outra a defenderá, e nossa equipe de defesa está precisando de muito argumento para provar que a Idade Média foi a "Idade da Luz", e não das trevas...
    se alguém poder ajudar: davidLsantos14@gmail.com

    ResponderExcluir
  3. Minha cara, você viu a aula? Nela há vários argumentos.

    De maneira rápida, sugiro uma pesquisada nos tópicos desta comunidade do Orkut (em especial os mais antigos):

    http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=727901

    e também este artigo:

    http://www.montfort.org.br/index.php?secao=cartas&subsecao=historia&artigo=20040822010002&lang=bra

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...