quarta-feira, 26 de março de 2014

Rito gregoriano pré-tridentino e devoção a santos "ortodoxos"

Recebi a seguinte pergunta do leitor Vinícius:

Duas perguntinhas... Pode me falar alguma coisa sobre o rito pré tridentino?
 
Pode me explicar como são gregório de palamos, são serafim de sarov e são sergio radonez mesmo pós cismáticos são venerados na Igreja católica?

Vinícius, o rito gregoriano pré-tridentino tinha muitas variações de base local, ou seja, numa certa diocese ou comunidade religiosa uma série de elementos eram acrescentados ao centro que vinha de São Gregório Magno e que foi mantido por São Pio V. Por exemplo, no Sarum (o rito gregoriano pré-tridentino usada nas dioceses sufragâneas da de Salisbury, na Inglaterra) havia uma recitação dos mandamentos durante a Missa e a elevação das espécies era feita com os punhos cruzados.  É bom lembrar que a reforma tridentina permitiu a permanência das variações em uso há mais de 200 anos, mas no século XIX a maioria das dioceses com tal privilégio, de maneira livre, resolveu adotar o rito romano oficial (o Cura D´Ars celebrava no "rito de Lyon", uma variação do rito gregoriano).

A veneração de santos cultuados pelos cismáticos se dá pelo fato de se considerar que eles não foram realmente cismáticos, já que a compreensão do cisma se deu de modo gradual no antigo mundo de rito bizantino (as coisas não eram instantâneas como hoje). Agora, esse é apenas um princípio geral, pois existem dificuldades em casos específicos sobre os quais não tenho um conhecimento maior.

4 comentários:

  1. Bem, como falei, não conheço casos particulares, só dei o princípio geral que é a presunção a ser tomada em tais casos. Agora, supondo que você está correto, o que teríamos aí seria apenas uma tolerância excessiva da Igreja com o apego das pessoas as virtudes que alguns desses personagens tiveram; melhor seria que não fossem cultuados. De qualquer forma, isso não representa um problema doutrinário maior na medida em que o culto a eles - apesar de serem denominados santos - parece estar na categoria dos beatos. Uma curiosidade é que, de modo análogo, os "ortodoxos" cultuam Santo Isaque de Nínive, um herege nestoriano.

    ResponderExcluir
  2. Prezadíssimo Thiago, a Paz de Nosso Senhor Jesus Cristo,

    Sou Henrique Sebastião, editor do site e da revista "O Fiel Católico", que são produzidos conjuntamente pelo nosso apostolado pessoal e pelo Revmo. Pe. Michelino Roberto (Par. Nossa Senhora do Brasil - SP). Sou pesquisador, editor católico e estudante de Filosofia/Teologia pela Faculdade de São Bento (SP). Gostaria de parabenizá-lo pelo trabalho: achei conteúdos de valor por aqui, que pretendo analisar com mais tempo, e já estou linkando "Apologética Católica" em nossa página.

    Deixo apenas, com muita humildade, uma simples observação: que tal mudar a sua foto de perfil? A temática e os assuntos aqui abordados são sérios; toda a construção do blog apresenta uma sobriedade bastante apropriada. Por que então uma fotografia do autor com uma flor na boca??? Convenhamos, essa imagem não combina, não é conveniente e depõe contra a seriedade do próprio conteúdo apresentado.

    Abraço fraterno,

    Henrique Sebastião

    ResponderExcluir
  3. Obrigado pelo interesse no blog, Henrique. Contudo, não pretendo mudar a foto, pois o teor dela, ao contrastar com o do blog, é um indicador de que eu não sou um daqueles tradicionalistas que denomino de "traditional borings", isto é, uma pessoa chata que finge viver em outro planeta; além disso, ela mostra também que conteúdo e autor devem ser olhados separadamente, como aconselha a Imitação de Cristo.

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...