quarta-feira, 26 de março de 2014

Rito gregoriano pré-tridentino e devoção a santos "ortodoxos"

Recebi a seguinte pergunta do leitor Vinícius:

Duas perguntinhas... Pode me falar alguma coisa sobre o rito pré tridentino?
 
Pode me explicar como são gregório de palamos, são serafim de sarov e são sergio radonez mesmo pós cismáticos são venerados na Igreja católica?

Vinícius, o rito gregoriano pré-tridentino tinha muitas variações de base local, ou seja, numa certa diocese ou comunidade religiosa uma série de elementos eram acrescentados ao centro que vinha de São Gregório Magno e que foi mantido por São Pio V. Por exemplo, no Sarum (o rito gregoriano pré-tridentino usada nas dioceses sufragâneas da de Salisbury, na Inglaterra) havia uma recitação dos mandamentos durante a Missa e a elevação das espécies era feita com os punhos cruzados.  É bom lembrar que a reforma tridentina permitiu a permanência das variações em uso há mais de 200 anos, mas no século XIX a maioria das dioceses com tal privilégio, de maneira livre, resolveu adotar o rito romano oficial (o Cura D´Ars celebrava no "rito de Lyon", uma variação do rito gregoriano).

A veneração de santos cultuados pelos cismáticos se dá pelo fato de se considerar que eles não foram realmente cismáticos, já que a compreensão do cisma se deu de modo gradual no antigo mundo de rito bizantino (as coisas não eram instantâneas como hoje). Agora, esse é apenas um princípio geral, pois existem dificuldades em casos específicos sobre os quais não tenho um conhecimento maior.

terça-feira, 25 de março de 2014

O que é religião

Primeira aula de um curso que o Professor Luiz Gonzaga de Carvalho deu sobre as religiões do mundo e na qual ele trata do conceito de religião no âmbito de uma pesquisa sobre religião comparada:


sábado, 22 de março de 2014

quarta-feira, 19 de março de 2014

Primeira edição do Ordinário

Quero compartilhar as fotos da primeira edição (em gráfica) de nosso ordinário num tamanho grande (está sendo vendido a 10 reais aqui em Recife):





Nos próximos dias, na comunidade, vamos iniciar um trabalho semelhante com os próprios das missas dominicais.

quarta-feira, 12 de março de 2014

A “economia” do sexo



Pequeno documentário, em inglês, que de uma maneira criativa, usando a linguagem da economia, reflete sobre mudanças causadas pela “revolução sexual” na dinâmica das relações que levam ao casamento.

sexta-feira, 7 de março de 2014

O renascimento da religião na Rússia

Um pequeno documentário feito pelo SPORTV sobre o renascimento da prática religiosa na Rússia:


Quiçá possamos aprender algo com esse processo para reconquistar o Ocidente e depois expandir a fé verdadeira naquelas paragens.