Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Janeiro, 2009

Gustavo Corção - 30 anos

Do dia 20 de janeiro deste ano o professor de direito e leigo atuante José Luiz Delgado publicou um artigo no maior jornal de minha cidade (Jornal do Commercio) em lembrança dos 30 anos da morte de Gustavo Corção. Vamos a ele:

Corção – 30 anos

Somente agora, graças à lembrança de um amigo, me adverti de que há 6 meses, em julho, completaram-se 30 anos da morte de Gustavo Corção. Que passaram completamente em branco, dada a conspiração geral de silêncio contra aquele que foi, provavelmente, o mais poderoso pensador brasileiro do século 20. Pois o mundo relega ao silêncio aqueles que não o cortejam, não se entontecem com seus brilhos, não se deslumbram com seus (falsos) valores. Corção era dessa têmpera. Daqueles raros que somente se deixam fascinar pela verdade, ainda que ela incomode; somente se seduzem pelo absoluto, e por isso subestimam as coisas relativas. Daqueles nítidos, o que é insuportável para o mundo que cultua as contemporizações, os relativismos e a mediocridade, e daquel…

Deus no Novo Testamento

Artigo do Padre Elílio de Faria Matos Júnior:

No centro do anúncio (kerigma) dos escritos do Novo Testamento está o mesmo Deus de Israel, que agora se mostra de forma inaudita como "Emanuel" (Deus conosco) através da pessoa e atuação de Jesus Cristo, que, por sua vida, morte e ressurreição, garante a todos a beleza da salvação e da plena realização humana na comunhão com Deus, o que desperta em nós "incondicional confiança justamente quando as possibilidades humanas desmoronam"[1]. A partir dessa perspectiva querigmática pós-pascal, desenvolvida principalmente nos escritos paulinos, o Novo Testamento procurará, sobretudo através dos evangelhos, a reconstituir o seu fundamento, que está na atuação pré-pascal de Jesus.

Jesus não anuncia outro Deus senão Iahweh, o Deus de Abraão, Isaac e Jacó. A pregação de Jesus pressupõe a experiência de Deus que Israel fez em sua história, recordando explicitamente a profissão de fé característica dos israelitas: "O primeiro d…