Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Novembro, 2011

Creio na Santa Igreja Católica

Importância desse artigo do Credo: quem assimila essa verdade escapa do perigo de heresia (obstinação em um erro em matéria de fé).

1. Jesus Cristo, além de ensinar sua doutrina, instituiu uma sociedade (união de vários homens para obter um fim).

Ecclesia: etimologicamente quer dizer "assembléia" ou "convocação". Por definição dogmática é a sociedade dos cristãos, fundada por Jesus Cristo, e governada pelos Apóstolos e seus legítimos sucessores. 
→ Outros nomes para a Igreja na Sagrada Escritura: casa de Deus, rebanho das ovelhas de Cristo, esposa de Cristo, etc. Ler questões 122 a 126 do catecismo. Ler os seguintes trechos bíblicos: Lucas VI, 12-13; João XX, 21 e 23; Marcos XVI, 15-16 e Mateus XVIII, 18. 2. Jesus Cristo conferiu a São Pedro a autoridade suprema na sociedade que Ele fundou. Ler as questões 127 a 134 do catecismo. Ler os seguintes trechos bíblicos: Mateus XVI, 13-20; João XXI, 15-17; Mateus X, 2; Atos V, 29; Atos XI, 1-18; Atos XV, 4-21; Marcos …

Pense bem...

O vídeo que agitou os EUA agora com legendas em português: 

O canto moçárabe

Num tópico sobre o rito moçárabe que está se desenvolvendo no Orkut, traduzi alguns textos sobre o canto moçarábico, e agora reúno o material aqui.
Inicialmente, uma parte de um dos capítulos do livro A Treasury of Early Music. Masterworks of the Middle Ages, the Renaissance and Baroque Era. Compiled and Edited, with Notes by Car Parrish (Dover Publications, INC):
A liturgia cristã na Espanha teve uma história estranha, e o antigo canto hispânico permanece praticamente um livro fechado até hoje em dia. Até mesmo o nome dado ao canto – moçarábico – é insatisfatório para muitos estudiosos; ele é derivado de “moçárabe”, isto é, dos cristãos que foram tolerados durante o governo mouro (do oitavo ao décimo-primeiro século) em Aragão, Castela e Leão. Só que o rito, em si mesmo, não mostra nenhum traço de influência árabe. O termo “visigótico” também é aplicado a esse rito e seu canto, em referência às tribos que conquistaram a Espanha vindas do Norte da Europa no quinto século; mas é prová…

Relíquias de mais de um santo numa pedra d´ara

Recebi a seguinte pergunta  do leitor Marcos Leate:
Pode existir relíquia de dois santos em uma só Pedra D'Ara. No caso desta pedra retangular 30 cm x 20 cm, está evolta em um pano que traz uma pequena cruz vermelha de 01 cm, no centro da pedra. Possui também um tipo de etiqueta 9 x 6 cm onde traz algumas inscrições sancta Clari et Propero 960 AD Sanctum martirium. As condições de leitura são pessímas, pois referida pedra estava em um oratório que sofreu intempéries do tempo (calor e umidade), praticamente ficou danificada ao longo do tempo impossibilitando a leitura correta. A mesma encontra-se agora acomodada e lacrada encapada em lamina de vidro especialmente feito para ela, porém gostaria de saber a procedência e se clari é santa clara e prosperi é são pospero ? Em pesquisa Santa Clara viveu no ano 1200 e São prospero de Aquitania aproximadamente no ano de 800 e o Bispo homonimo martirizado pela fé viveu no século VIII. Motivo pelo qual os dois santos r…