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Mostrando postagens de Março, 2012

Teologia sistemática

Recebi a seguinte pergunta via Tumblr:
O que é teologia sistemática?
O significado da expressão teologia sistemática é alvo de uma certa polêmica. Alguns autores identificam a teologia sistemática com a teologia dogmática, preferindo a primeira nomenclatura sob a justificativa de que ela, antes de indicar uma concentração em fórmulas, remete a um processo de autocompreensão da fé. Outros, por sua vez, consideram a sistemática como a soma da teologia dogmática, da fundamental e da moral.
Levando em conta a primeira acepção (teologia sistemática = teologia dogmática), mais comum, podemos dizer que ela compreende uma série de disciplinas resultantes da elaboração teórica da Igreja durante mais de dois mil anos. A matéria-prima da sistemática é o dado revelado, aprofundado, reinterpretado e enriquecido pela tradição viva e regulado pelo Magistério. Suas disciplinas centrais são as seguintes: cristologia, eclesiologia, sacramentos, Trindade e antropologia teológica (criação, pecado, graça…

Roteiro de leituras sobre o período patrístico-medieval

Roteiro de leituras para quem deseja iniciar-se no período patrístico-medieval através dos seus principais autores. São textos introdutórios, de autoria do confrade Sávio Laet, e com abordagem filosófica.
Fé e razão
• Tertuliano: Credo quia absurdum: http://www.filosofante.org/filosofante/?mostra=noticia&ver=1&id=194&le
• Agostinho: Intellige ut credas, crede ut intelligas: http://www.filosofante.org/filosofante/?mostra=noticia&ver=1&id=188&le
• João Escoto Erígena: Nemo intrat in caelum nisi per philosophiam: http://www.filosofante.org/filosofante/?mostra=noticia&ver=1&id=191&le
• Anselmo: Fides quaerens intellectum: http://www.filosofante.org/filosofante/?mostra=noticia&ver=1&id=187&le
• Pedro Abelardo: Intelligo ut credam: http://www.filosofante.org/filosofante/?mostra=noticia&ver=1&id=186&le
• Fé e razão em Alberto Magno: http://www.filosofante.org/filosofante/?mostra=noticia&ver=1&id=190&le
• Boaventura:…

Terço contra o aborto no Rio de Janeiro

Houaiss e sua obra

Um artigo excelente (Jornal do Commercio, Recife, 09/03/2012 - com pequenas modificações estruturais) da Professora Nelly Carvalho (do curso de letras da UFPE) sobre a recente polêmica envolvendo uma ação movida por desocupados do Ministério Público Federal contra o dicionário Houaiss:
A preocupação com o politicamente correto deveria ser com o agir, e não com o falar, pois este cuidado com o preconceito serve apenas como camuflagem. Basta substituir um nome real pelo eufemismo correspondente, e continuar a agir como sempre, sem respeito pelo outro. A observação vem a propósito da ação grotesca do Ministério Público Federal (MPF) de apreender o dicionário Houaiss pela forma como define a palavra cigano: aquele que trapaceia, velhaco, burlador. Dicionários não inventam sentidos nem palavras, mas recolhem os usos sociais do termo, nas suas várias acepções. Estudiosa de dicionários, muito me admira esse rompante do MPF, pois desde que foi lançado o Aurélio, no verbete professora, após…

Igrejas, como interpretá-las?

Documentário da BBC que faz uma viagem pela história procurando reapresentar a linguagem (os símbolos) presente na arquitetura e decoração eclesial inglesa (mas que, em certa medida, é universal).





Argumento ontológico de Santo Tomás

Em recente debate no Orkut, o confrade Karlos André identificou um argumento ontológico de Santo Tomás sobre a existência de Deus:
O ser está presente em todas as coisas, em algumas de forma mais perfeita, em outras de forma menos perfeita; porém nunca está presente de forma tão perfeita a ponto de identificar-se com a essência das coisas, caso contrário o ser faria parte da definição da essência de cada coisa: o que obviamente está errado, visto que a essência de cada coisa é concebível também prescindindo do ser. Por isso, é preciso concluir que as coisas recebem o ser de outrem, sendo necessário chegar a algo cuja essência seja constituída pelo próprio ser, caso contrário seria preciso remontar até o infinito. A esse ser damos o nome de Deus ( In II Sent. I, 1, 1).