Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Janeiro, 2013

A Igreja Católica e a escravidão

Texto do Professor Dr. Ricardo da Costa (UFES - via SPES):
Vivemos em uma época conturbada. Qualquer coisa afirmada levianamente ganha auréola de verdade. Por exemplo, recentemente, o deputado Jean Willis (PSOL-RJ) disse que sessenta por cento dos congressistas brasileiros utilizavam serviços de prostitutas e que, por isso, eles gostariam de gozar essa atividade em “locais mais seguros”. Conclusão: para o deputado, deveríamos regulamentar a vida das meninas. Rapidamente a notícia ganhou as manchetes dos jornais. Contudo, dias depois, Willis voltou atrás – em uma matéria infinitamente menor, claro: baseou sua afirmação em sua “percepção da sociedade brasileira”, e que, de fato, desconhecia casos de pagamento de prostitutas por colegas.
Bem, cito o deputado do PSOL porque o próprio se valeu de um trecho de uma mensagem do papa Bento XVI no XLVI Dia Mundial da Paz para mais uma de suas afirmações bombásticas. O papa defendera a “estrutura natural do matrimônio” – a união entre um homem…

Católicos atacados por malta de esquerdopatas

Um grupo de jovens católicos do Instituto Plinio Corrêa de Oliveira realizava uma campanha pacífica e ordeira contra o aborto e a ditadura homossexual, no centro de Curitiba, no dia 14/01/2013. Em determinado momento começou a se formar uma malta de gayzistas, abortistas, feministas, ateus e & Cia para agredir verbalmente os corajosos caravanistas, que abordavam os transeuntes e recebiam caloroso apoio por parte do povo curitibano.

Os caravanistas, ao final da campanha, se reuniram e se prepararam para ir para os carros, mas os militantes esquerdopatas os cercaram e os impediram de terminar adequadamente sua manifestação. Começou aí uma série de agressões verbais e até físicas.

O vídeo acima foi gravado por um dos retardados que agrediam os jovens católicos e contém diversos palavrões, gestos imorais, e coisas do tipo. É interessante ressaltar que em algumas partes o retardado que gravava, intencionalmente, não filmou os gestos e agressões obscenas. Em outro momento,…

Missa na África X Missa Afro

A linhagem Thuc: separando os fatos da ficção na ala sedevacantista

Um dos principais ponto de divisão dentro da ala sedevacantista do tradicionalismo é a questão de como valorar as ordenações episcopais efetuadas pelo Arcebispo Ngo-dinh-Thuc e, sobre isso, o Pe. Cekada, famoso polemista, deu uma importante entrevista recentemente:

A reencarnação é racional?

Texto do confrade Karlos Guedes publicado originalmente na comunidade Apologética Católica:
Um princípio basilar do espiritismo é o da reencarnação. Aqui não falo especificamente do kardecismo, mas de todas as doutrinas espíritas.
Antes de tudo, darei a definição de reencarnação. Reencarnação é a crença de que, após a morte, a alma de um ser humano retorna à vida com outro corpo. Há também a metempsicose, variação desta doutrina, que é o renascimento ou retorno sob a forma de outras espécies.
Considerando o absurdo ululante da segunda crença, analisaremos somente a primeira. Fá-lo-ei pela razão, não usarei nenhuma citação do Magistério infalível da Igreja ou das fontes da Revelação.
------------
Supondo que o espiritismo esteja correto, a união do espírito com o corpo (a vida neste século) não pode ser uma união substancial. Nesta suposição, a substância humana seria apenas o seu espírito, excluindo o corpo como componente, pois o espírito possuirá muitos outros, impedindo, co…

A sabedoria e o conhecimento

A vida não vela pela riquezas que acumulamos, mas pela sabedoria e pelos conhecimentos que adquirimos. Por este princípio, não se estuda simplesmente para saber muito, mas para viver bem. Isto significa que os estudos se destinam a aprendermos a viver sabiamente. Para adquirirmos está sabedoria é necessário seguir um caminho, isto é, nos orientarmos por um método, respeitando algumas regras. E que regras são estas?
O filósofo Descartes aconselha a, inicialmente, duvidarmos de tudo.Pois, quem começa com certezas, com dogmas, estudando terá dúvidas, e quem começa com dúvidas, finalmente descobrirá algumas certezas. Por isto, a primeira regra para alcançarmos sabedoria é ser humilde. Os humildes confessam saber pouco, e se dispõem a aprender mais. Os soberbos querem saber tudo.
A segunda regra é começar a busca da sabedoria ainda menino, pois o caminho para chegar à casa da sabedoria é longo. Mas é muito louvável o idoso, mesmo com o pé na sepultura, quando ainda busca a sabedoria. A te…

A literatura deve pagar pelos pecados de Lobato?

Nunca gostei do politicamente correto, pois ele sempre me pareceu mais uma forma de besteirol esquerdopata que qualquer ser humano real não deveria levar a sério. Todavia, as pessoas o estão levando a sério (o que é um sinal inequívoco da deseducação que nosso sistema de ensino promove) e tornando-se censoras de si próprias e dos outros com uma facilidade inimaginável no passado. 
Comecei a pensar sobre isso após uma discussão recente com uma pessoa que tentava desmerecer toda a obra de Monteiro Lobato pelo fato de cartas pessoais dele, onde ideias eugenistas e de superioridade racial são defendidas, terem vindo a tona. Isso não faz o menor sentido. É um claro exagero e uma falta de discernimento, pois classificar a produção literária de Lobato como racista devido ao conteúdo presente nessas correspondências particulares é não entender que cada autor tem suas "rugas temporais", que nem sempre a vida dele se reflete na produção intelectual e que, finalmente, um…